Ligamento Cruzado Anterior: o Principal Ligamento do Joelho

Ligamento Cruzado Anterior: o Principal Ligamento do Joelho
O Ligamento Cruzado Anterior ou LCA é o mais importante ligamento do joelho, localizado no centro da articulação, de estrutura fibrosa, é o principal responsável pela manutenção da estabilidade articular predominantemente durante a prática de esportes como futebol e tênis. A ruptura do LCA é a lesão ligamentar mais comum do joelho ocorrendo com frequência durante a prática de atividades atléticas. Normalmente o trauma acontece durante uma torção do joelho com o pé fixo no chão.
Quando a lesão ocorre, o joelho fica edemaciado poucos momentos depois, que seria um acúmulo anormal de líquido nos espaços dos tecidos do organismo ou em cavidades serosas, esse inchaço é consequência do sangramento dentro da articulação, e em alguns casos o paciente pode ouvir um estalo no momento do trauma, que corresponde a ruptura do ligamento. O atleta não consegue continuar a prática esportiva e pode precisar de auxílio para se locomover logo após a entorse. Devido a lesão, o joelho perde estabilidade, ficando mais “frouxo” e o paciente passa a sentir falseios na articulação, algumas vezes muito dolorosos, mesmo em atividades cotidianas.
O diagnóstico definitivo é estabelecido durante a consulta com médico especialista através da história e do exame físico, que detecta a perda de estabilidade e o afrouxamento articular. A ressonância magnética do joelho é importante para confirmar a ruptura do ligamento e também avaliar outras lesões associadas. Os meniscos podem também estar lesionados em até 50% dos casos.
O tratamento da lesão de LCA, na maior parte dos casos é realizado através da cirurgia de reconstrução do ligamento. Pacientes sedentários ou dispostos a diminuir o nível de atividade física podem melhorar apenas com fisioterapia. A cirurgia, se necessária, é realizada com auxílio de videoartroscopia, de maneira pouco invasiva, para uma recuperação mais rápida e pouco dolorosa. O retorno às atividades esportivas de forma integral depende de uma boa reabilitação e geralmente demora pelo menos 6 meses, porém com ótimos resultados.

Agende seu horário