O joelho normal funciona como uma articulação capaz de sustentar o peso do corpo e permitir movimentos normais dos membros inferiores. Nos casos de joelhos que apresentam graus avançados de artrose, existe uma falência funcional do joelho. Nestes casos, o paciente apresenta sintomas de dor intensa e limitação que prejudicam a função diária e principalmente a qualidade de vida.
A cirurgia de prótese total do joelho consiste na substituição da superfície danificada do joelho por um componente metálico. O objetivo principal dessa cirurgia é de restaurar a função do joelho e propiciar um grande alívio da dor. Desvios de alinhamento do joelho como joelho em valgo (joelho em “x”) e joelho em varo (“joelho arqueado”) também podem ser corrigidos durante a cirurgia de prótese do joelho.
A cirurgia de prótese do joelho possui uma história de mais de 30 anos. Após diversas modificações nas técnicas e nos implantes, esta cirurgia é considerada com alto grau de satisfação entre os pacientes. Nos EUA, o número de procedimentos anuais vem crescendo consideravelmente devido a grande satisfação e procura pela cirurgia.